Como substituir os alimentos

13 avaliações
Aqui não tem mascarpone. E agora, como eu faço essa receita? Em alguns cantinhos do país, às vezes fica difícil encontrar certos ingredientes. O jeito é usar o bom senso e substituí-los, por aqueles com gosto e textura semelhantes.

Mas a gente sabe que culinária não é uma ciência tão exata assim. Produtos podem até ter sabores parecidos, o que não acontece quando falamos de consistência. Veja neste guia prático o que dá para substituir na cozinha.

Mascarpone

Se você não achar esse queijo italiano cremoso em casas importadas ou supermercados que oferecem produtos do exterior há algumas opções. Misturar cream cheese com creme de leite em lata, na proporção de dois para um, ou ainda misturar partes iguais de ricota e creme de leite. Mas é preciso deixar claro que o resultado do tradicional Tiramisù fica diferente sem o mascarpone original.

Faltou leite condensado?

Simples. Leve ao fogo baixo um litro de leite, cinco xícaras (chá) de açúcar e duas colheres (sopa) de bicarbonato, até engrossar.

Vinagre x Limão

O vinagre pode ser substituído eventualmente por limão para o tempero de saladas, é muito saboroso e mais saudável. Se quiser usar vinagre, opte pelo de maçã - ótimo para o paladar e para saúde. Em relação aos óleos prefira sempre os vegetais: soja, milho, girassol, arroz e canola.

Cacau em pó x Chocolate

É um tipo de chocolate em pó, com sabor mais forte, sem açúcar e mais escuro. É indicado para pessoas que fazem dietas de restrição de açúcar.

Amêijoas

Amêijoa é um molusco bivalve, da mesma família do cernambi. O cernambi é encontrado, na areia, a 20 centímetros de profundidade, nas praias de São Paulo para o Sul. Sua concha pode ser branca, amarronzada ou rajada. Não é normalmente vendido em mercados. Pode ser substituído por vieiras.

Leite do Coco

Se você não tem o produto existe um jeito bem fácil de extrair o leite. Bata pedaços de coco (sem a película marrom) no liquidificador com leite quente e exprema bem com um pano, como se estivesse extraindo suco de cenoura ralada. Quanto menos leite usar, mais concentrado ficará o leite de coco. Se preferir, utilize água ao invés de leite. Se não for utilizar imediatamente, congele em forminhas de gelo, depois desenforme e coloque em saquinhos herméticamente fechados.

Farinha de rosca diferente

Para uma farinha de rosca diferente, corte fatias pequenas de pão italiano já seco, coloque numa assadeira e reserve. À parte, misture bem azeite (a quantidade depende da quantidade de pão que vai ser usado), alho amassado, sal e orégano. Com uma colherinha (de café) espalhe a mistura de azeite sobre o pão, mexa bem as fatias,leve ao forno fraco e deixe torrar mas sem escurecer. Bata no liquidificador com o botão pulse (a farinha deve ficar mais ou menos grossa) e utilize para empanados, recheio de alcachofras, escarola etc. Variação para empanados: acrescente batata desidratada (mistura para fazer purê) à farinha de rosca.

Carne X Proteína de Soja Vegetal

Para preparar a proteína de soja é necessário, antes, hidratá-la bem com água quente, por 2 horas, após este tempo retirar a água espremendo bem a proteína até que fique bem seca, eliminando grande parte de sua acidez. Esta acidez pode gerar futuros problemas de ordem física, além de que, se mantermos esta água da hidratação o sabor fica alterado, o que faz muitas pessoas afirmarem não gostar de proteína de soja. A partir deste procedimento ela está pronta para ser utilizada em molhos, guisados, bifes, almôndegas, lasanhas, estrogonofes, etc.


Matéria assinada por:
Juliana Lopes



Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Posso substituir
Olá, como posso subtituir farinha de milho por farinha de rosca?

Aba Lara Valim - em 05/03/2013

Este comentário foi relevante? 1

Como substituir os alimentos
Ótimas dicas!

Lilian - em 14/02/2011

Este comentário foi relevante? 0

legal
ameiiiiiii

mercia alencar - em 13/02/2011

Este comentário foi relevante? 1

Necessito sugestoes
Excelente a matéria, e bastante apropriada para nós, cozinheiros amateurs, sempre em busca de alguma nova receita para provar. Ultimamente venho tendo problemas com algumas que utilizam "cream sour", "buttermilk" ou o "maple syrup", que são produtos americanos difíceis de encontrar ou substituir em certas receitas. Então, se alguém tiver alguma sugestão, aceito comentários. Beijos e obrigada.

Helen - em 05/08/2010

1 Resposta
Resposta de Natália - 26/05/2013 o maple syrup vc encontra no pão de açúcar, extra hipermercado. Esses supermercados vc sempre vai achar o maple. Se vc tiver em SP, no Empório São Paulo vc encontra tbm.
Este comentário foi relevante? 1

COMO SUBSTITUIR INGREDIENTES
É uma questão super importante... Há produtos como frutas (exemplo: cereja, pessego, figo) que tem a época certa, outros produtos como vinhos ou licores imoportados que por vezes não se encontram ou são caros, e muitas outros casos como os das alcaparras, alcachofras, condimentos diversos que em cidades pequenas não se encontram ou mesmo nas grandes podem ser difíceis ou muito caras, é importante que se saiba como trocar sem perder o sabor e a qualidade da receita...

Sugiro que ao se imprimir uma receita em que se use estes ingredientes, sempre que possível, coloque-se a alternativa de troca possível...

maria do lhulhalha - em 08/06/2010

Este comentário foi relevante? 1

SUPER LEGAL!
EU adorei essas dicas , super interesante. Vcs estão de parabéns !

cotinha - em 04/10/2009

Este comentário foi relevante? 0

substituição
Tenho uma receita de truta, mas sei que é peixe de rio dificil de ser encontrado. Nem em mercados grande encontrei pois moro no litoral. Qual peixe que consigo substituir por ele? Pinhão qual a substituição?

simone - em 25/10/2013

1 Resposta
Resposta do CyberCook Simone, boa noite!

Você pode trocar a truta por qualquer outro peixe branco, como badejo, linguado, pescada branca ou amarela, e o pinhão, pode ser substituído por nozes ou castanhas.

Agradecemos o seu contato.

Abraços,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 0

Como substituir os alimentos
Achei muito interessante!

gisa - em 04/06/2011

Este comentário foi relevante? 2

Como substituir os alimentos
Sou um canadense e gosto muito de cozinhar, especialmente pratos internacionais. Existem várias maneiras de substituir ou replicar alimentos. SOUR CREAM pode substituir com coalhada. Pode fazer BUTTERMILK basta adicionar um colher de sopa de vinagre ou suco de limão para cada copo de leite e deixe descansar 10 minutos ou mais. MAPLE SYRUP é um pouco mais complicado, para fazer um bom xarope você precisa extrato de Maple (Bordo) mas faltando isso pode usar extrato de baunilha e um pouco de manteiga... 1 xícara açúcar, 1 xícara açúcar moscava, 1 xícara de água leve ao fogão e ferve suavemente até açúcar dissolve totalmente e fica consistente, adicione extrato e misture bem.

James - em 28/05/2011

Este comentário foi relevante? 1

Como substituir os alimentos
Meu primeiro comentário vai para Helen, Cream-sour, pode ser substituido por cream-cheese misturado com limão ou coalhada seca da Alimbery. Butter milk tem origem alemã e é o soro da coalhada, demora mas pode ir juntando o soro de yogurtes naturais ou do creme de leite, normalmente não se necessita de grandes quantidades, agora o maple syroup, pode também ser substituído por melado de cana, é outra origem, mas a consistência é a mesma.

Agora, qto ao artigo, me mostrem uma receita que pede "Ameijôas" ! Me poupem!! Feliz Ano Novo a todos!!!

SusanaK - em 30/12/2010