Como realçar o sabor de pratos sem carne

1 avaliação

Incluir frutas e vegetais em nossa dieta é importante, principalmente pelo beneficio que esses trazem à saúde. E para os vegetarianos, que compõem 8% da população brasileira, há uma grande dificuldade em realçar o sabor de pratos sem carne.

O assunto discutido recentemente em um congresso do setor alimentício nos EUA foi a importância de inovar no prato e apresentação para tal público. Visando dar mais importância aos ingredientes da terra, produtores, distribuidores, chefs e agricultores se reuniram e criaram dicas relevantes, as quais trazemos para você inovar em casa!

1.Explore novas técnicas

Esqueça aquela história de legumes cozidos. Chefs estão usando técnicas de alto calor, tradicionalmente aplicadas às proteínas, em vegetais e frutas. Pêssegos grelhados, beringela assadas inteiras, erva-doce grelhada em churrasqueira e tubérculos cozidos em caldos ricos de sabor, como o de galinha são alguns exemplos.




2. Temperos e Condimentos

Desvende o mundo dos temperos e descubra novos sabores! O agridoce é o novo condimento vegetal do momento. As redução de vinagre e açúcar realça o sabor de pratos como como enroladinho primavera, sem mascarar o sabor. Veja aqui a receita!


3. Tenha uma abordagem anti-vegetariana

Dar destaque aos vegetais e frutas no prato, não significa que se deve esquecer a proteína animal. O truque é sabor incorporar de forma sutil. Adicione anchovas, prosciutto e barriga de porco em pratos com legumes e vegetais para intensificar o o sabor umami. Experimente essa receita de presunto parma com dip de melão! Clique aqui e veja a receita!


4. Conservas e Fermentados

Além de diminuir o desperdício de sobras que você talvez normalmente não usaria, você torna um simples vegetal em um prato delicioso. Chucrute, kimchi, conservas de pimentas e outros vegetais são ótimas para ter sempre na dispensa como um ingredientes coringa. Experimente essa receita de chucrute!Veja aqui!


5. Inspiração Asiática

A cozinha asiática é extremamente centrada em pratos a base de vegetais e legumes, inspire-se a partir de livros de receitas, e frequentando lojas especializadas em produtos asiáticos para dispertar novas idéias.

O que acharam dessas dicas? Compartilhe com a gente!

Fotos: Reprodução - CyberCook/ Pinterest

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

mt bom

joaninha - em 22/08/2015

Vídeos - Como Fazer