Evite o desperdício de água na sua cozinha!

Visando minimizar o desperdício de água na cozinha, juntamos algumas dicas para te ajudar na hora de cozinhar e diminuir o consumo de água. O planeta vai agradecer e seu bolso também!

Nos últimos meses, o Brasil vem sofrendo uma das piores crises hídricas já vistas na história do país. Ao contrário do que muitos pensam, esse problema não é exclusividade do estado de São Paulo, mas tem afetado também os estados do RJ, MG.

Como sabemos, cozinhar e manter o ambiente da cozinha limpo, depende diretamente do uso da água. Para se ter uma ideia, quando deixamos a torneira aberta, ela chega a gastar em média de 10 a 15 litros por minuto! Em 15 minutos lavando a louça ou higienizando alimentos, você pode consumir aproximadamente 200 litros de água, é muita água.

Evite desperdiçar comida


Foto: Reprodução - Pinterest

De acordo com especialistas, 40% de toda produção agrícola nunca chega a ser consumida. Consequentemente, toda a água utilizada na produção também vai pelo ralo abaixo. Devido ao desperdício de alimentos, quase um quarto de nosso consumo total de água doce não está sendo usado de forma inteligente. Esse problema pode ser evitado, planejando suas refeições para a semana no domingo. Procure servir apenas aquilo que realmente irá comer, o que sobrar guarde ou use a criatividade para transformar aquilo em um novo prato.

Lavando a louça


Foto: Reprodução - Pinterest

Já foi comprovado que a maquina de lavar louças é mais eficiente no consumo de água, quando comparada ao método tradicional de lavar louça. Lavando na pia você gasta em média 80 litros de água, enquanto máquinas mais modernas conseguem fazer o mesmo trabalho com apenas 15 litros. A opção para quem não quer usar a máquina, é instalar um aerador de baixa vazão na sua torneira, que pode ser encontrado em qualquer loja materiais de construção. Ele vai diminuir muito seu consumo de água. Não esqueça de descartar totalmente os restos de comida do prato, e de ensaboar tudo antes de enxaguar, assim você economiza água e tempo!

Higienizando alimentos


Foto: Reprodução - Pinterest

Quando for higienizar alimentos, principalmente em grande quantidade, é interessante colocar os alimentos(frutas, verduras e hortaliças) em um recipiente com água potável e algumas gotas de água sanitária ou cloro, para que elimine os microorganismos nocivos existentes neles. Depois é só dar uma enxaguada, apenas para retirar a água na qual ficaram armazenados.

Descongelando corretamente


Foto: Reprodução - Pinterest

Descongelar a carne em água corrente, é simplesmente um desperdício tremendo. Do ponto de vista da segurança alimentar, recomendamos descongelar os alimentos na geladeira, geralmente de um dia para o outro. Uma dica legal para quem tem pouco tempo, é colocar a carne congelada em alguma marinada e deixar na geladeira durante a noite. Dessa forma a carne tempera enquanto descongela, quando você chegar do trabalho ela está pronta para cozinhar e já temperada. Descongelar em uma bacia de água é uma alternativa, mas não recomendamos pois a probabilidade de bactérias se desenvolverem a medida que a temperatura aumenta, é muito grande. Se estiver com muita pressa, descongele no microondas.

E ai, nossas dicas foram úteis? Compartilhe com a gente suas experiências e dicas, caso tenha alguma que não mencionamos acima.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer