Como escolher frutas e vegetais no mercado

Publicada em: 31/05/2016 15:15

Saber como selecionar frutas e vegetais no mercado, feira, sacolão e outros estabelecimentos é tão importante quanto incluí-los em sua alimentação. E alguns cuidados são gerais: evitar os alimentos com pontos pretos e manchas (podem indicar podridão), rachaduras ou machucados (podem ter sido contaminados por bactérias ou produtos químicos).

Confira alguns truques e dicas para não errar na escolha e levar um alimento fresco e delicioso para casa! E lembre-se que: além de escolher os alimentos frescos, é importante higienizá-los! Deixe suas frutas, verduras e legumes de molho em uma solução com água e vinagre para retirar bactérias e agrotóxicos.

Laranjas e Limões

Para que essas frutas sejam suculentas e com bastante suco, é importante observar a casca, que deve ser brilhosa, e não com aquela textura áspera e opaca. Ao toque, a fruta deve estar um pouco macia, o que indica que tem suco. Se ela for muito dura, talvez esteja ressecada por dentro.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Abacaxi

Uma forma simples de escolher um abacaxi maduro e docinho é puxando uma folha do centro da coroa do abacaxi. Se ela sair com facilidade, é porque já está no ponto para comer. A casca também é um ótimo indicativo: se ela estiver mais dourada é porque já está bom. Se a casca estiver muito verde, o abacaxi será mais ácido e menos doce.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Maçãs

Para que a maçã esteja suculenta, verifique se ela está firme (maçãs moles ao toque tendem a ser velhas), com a casca brilhosa e sem machucados. Para garantir o sabor doce, fique atento se ao cabinho: se estiver esverdeado, a maçã terá pouco.


Fonte: Reprodução /Agamarvel

Bananas

Na hora de escolher uma banana de qualidade, docinha e nutritiva, opte pelas mais "gordas". Bananas finas indicam que foram colhidas antes da hora, portanto, possuem menos sabor e nutrientes. A casca com manchas também indica que ela está madura, portanto,m doce e pronta para consumo


Fonte: Reprodução /Formaes

Abacate

O abacate vem sendo muito consumido, seja pelo sabor ou pelas propriedades nutricionais. Mas para garantir um abacate delicioso, escolha o que tiverem a casca escura e com pouco brilho, o que indicará que está maduro e pronto para consumo!


Fonte: Reprodução /Pinterest

Vegetais Folhosos

Variedades de alface, agrião, rúcula, acelga, escarola, espinafre e vegetais folhosos no geral, não podem estar com folhas murchas ou manchas escuras. A coloração do verde deve ser viva!


Fonte: Reprodução /Portal Vital

Brócolis, Couve e Couve Flor

A regra vale para os três: nada de folhas/flores amareladas. Opte pelos brócolis que estiverem verde escuros, assim como a couve. A couve flor deve ser branca, sem estar amarelada e nem com as florzinhas "esfarelando".


Fonte: Reprodução /Portal Vital

Batatas

Evite comprar batatas germinadas - pois o amido já virou açúcar - batatas machucadas e com cortes e batatas que apresentam a casca verde - pode ser tóxico.


Fonte: Reprodução /HypeScience

Tomates

Escolha tomates vermelhinhos - se estiverem um pouco esverdeados dificilmente irão amadurecer - e sem machucados. Tomates tendem a estragar rapidamente, portanto, para garantir tomatinhos de qualidade, compre-os no dia e bem maduros.


Fonte: Reprodução /Iovine

Cenoura

Opte por cenouras menores, pois as maiores tendem a ter o centro delas endurecido, dificultando a receita.


Fonte: Reprodução /EatBelive

Por Lívia Duarte 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: