Comidinhas da sorte pro Ano Novo

O jantar de Ano Novo é feito com alimentos que carregam muitos significados, mas as tradições que inspiram esses rituais gastronômicos da ceia da virada não tem uma origem exata. No entanto, no dia 31 de Dezembro, é de costume consumir algumas comidas da sorte, para que a tenham em abundância, além de renovação, fartura, sucesso e prosperidade no próximo ano. Veja nossas sugestões!

Peixes

O pexe é uma carne muito consumida no Ano Novo por representar a purificação, o milagre e a prosperidade. Além disso, é de costume consumir animais que "andam" para a frente, como o peixe, que está em constante movimento. As aves, por exemplo, costumam ciscar e andar para trás, portanto, é bom evitar. Um peixe muito consumido nas ceias brasileiras é o bacalhau ou o salmão. Nossa sugestão é a clássica Bacalhoada ao Forno, com pimentões, batatas assadas e cebola em rodelas. Veja aqui a receita. Outra sugestão é o Bacalhau à 4 Queijos, confira aqui a receita.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Lentilha e outros grãos

O costume de comer lentilhas, grão de bico e outros grãos na passagem no ano está associado à fartura. Na antiguidade, grãos sempre foram a base da alimentação com grandes colheitas. Por isso associar a a fartura com este alimento. Nossa sugestão de prato é o clássico Ensopado de Lentilha com Curry e Maçã. Outra sugestão para a Entrada da ceia são os Barquetes de Endívia Recheados com Lentilha. As receitas completas você vê aqui e aqui.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Romã e Uvas

Romã e uva, uma por conter muitas sementes e outra por nascer em cachos, dão a ideia de prosperidade. Além disso, ambas as frutas são nobres, trazendo também riqueza para quem consumi-las. Nossa Mousse com Calda de Romã é a sobremesa ideal para atrair riquezas! Outra opção saborosa e refrescante é a Caipirinha de Uva Verde com limão. Veja as receitas aqui e aqui.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Frutas Secas e Castanhas

Ameixa, damasco, uva passa, figo seco e castanhas simbolizam sorte e doçura para o ano que vai entrar. Nossa sugestão de prato é a Farofa de Frutas Secas para acompanhar o prato principal, e Docinhos de Castanhas do Pará de sobremesa. Veja aqui a receita da farofa e aqui a receita do docinho.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Por Lívia Duarte 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer