Comendo bem, sem glúten

Publicada em: 24/05/2016 16:36

Nos último anos, o glúten tem sido visto como o grande vilão, no que se refere a alimentação saudável e perda de peso. Com tantas pessoas aderindo a uma dieta sem glúten, a maior dificuldade no início dessa transição alimentar, é encontrar alguma alternativa para substituir os pães, bolos, biscoitos, cereais matinais, macarrão e tudo o mais que é feito principalmente com a farinha de trigo.

Trigo e Derivados

Trigo e Derivados

Para quem ainda tem dúvida, o glúten é uma proteína, encontrada principalmente no trigo, mas também está é presente no centeio, cevada e aveia. Este ultimo naturalmente não possui glúten, mas por ser cultivado e processado junto à grãos com glúten acaba sendo contaminado. Você pode encontrar aveia sem glúten, em lojas especializadas e de produtos naturais. Esse pão de batata doce sem glúten, é um exemplo de receita que vai aveia, caso não a encontre sem glúten pode substituir por quinoa em flocos ou outro tipo de farinha. Veja aqui a receita!

Pão de Batata Doce

Pão de Batata Doce

Apesar de ainda não existirem provas cientificas, dos malefícios do glúten em pessoas que não possuem intolerância ao glúten ou doença celíaca, a maioria das pessoas que aderem a uma alimentação sem glúten afirmam ter melhorado sua qualidade de vida. Desde uma melhor digestão até o auxilio na perda de peso, os benefícios são reais.

Ao contrario do que muitos imaginam, eliminar o trigo e seus derivados da alimentação, não é algo sofrível ou doloroso. Muito pelo contrário, é uma ótima oportunidade para conhecer novos ingredientes e redescobrir o universo culinário! Quando eu digo que não é nada sofrível, acreditem. Veja essa receita de crepe sem glutén!

Crepe sem Glúten

Crepe sem Glúten

Alguns ingredientes essenciais que não podem faltar são: farinha de arroz, fécula de batata, creme de arroz, amido de milho, farinha de milho, farinha de teff, farinha de mandioca, fubá, polvilho doce, polvilho azedo, tapioca, goma xantana e por ai vai. A partir deles, você pode preparar pães, bolos e doces sem se preocupar com o glúten.

Experimente outras receitinhas(sem glúten) deliciosas e veja como é fácil comer bem sem glúten!

Torta salgada sem glúten e sem lactose

Veja aqui a receita!

Torta salgada sem glúten e sem lactose

Torta salgada sem glúten e sem lactose

Rocambole de Goiabada sem Glúten Veja aqui a receita!

Rocambole de Goiabada sem Glúten

Rocambole de Goiabada sem Glúten

E ai, o que achou, receitas aprovadas? Se tiver alguma idéia ou sugestão compartilhe com a gente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: