Cervejas de inverno e harmonizações

Com as baixas temperaturas, muitas pessoas acabam optando por apreciar um bom vinho no inverno. Mas o que poucos sabem, é que alguns tipos de cervejas artesanais combinam perfeitamente com a estação mais fria do ano, as chamadas cervejas de inverno. Mas saber escolher o estilo correto da bebida para a estação do ano e a refeição perfeita para harmonizar não é tão simples.

Para o outono e inverno que já está chegando, os destaques vão para os estilos Bock, Stout e Ale. Essas três categorias de cerveja têm sabor mais acentuado, aroma e cevada maltada, teor alcoólico relativamente forte e cor acentuada. Cervejas mais encorpadas com essas, tanto sem abor como em teor alcoólico, aquecem o corpo e dão sensação de saciedade.

Bock

Cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, tem sabor forte e encorpado e sua cor é escura e avermelhada. Harmonize com pratos de sabor acentuado, como salsichas com mostarda, goulash, filé assado ou pratos com carne em geral. As Bock mais doces também são ótimas para acompanhar algumas sobremesas, como brownie de chocolate.


Fonte: Reprodução /vmazal

Stout

De fermentação alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, a cerveja tipo Stout é escura e feita com maltes especiais. Originária da Irlanda, seu sabor lembra chocolate, café e malte torrado, mesclando o sabor um pouco amargo do lúpulo com o adocicado do malte. São ótimas para acompanhar pratos com queijos fortes, como filé ao gorgonzola , ou sobremesas à base de chocolate, como trufas.


Fonte: Reprodução /browardpalmbeach

Ale

De sabor adocicado, encorpado e frutado, a cerveja tipo Ale é produzida a partir de cevada maltada e levedura de fermentação alta. Por ter o sabor frutado, é indicado harmonizar com pratos à base de queijos e frutas e castanhas secas. Uma boa combinação é a bruschetta de gorgonzola com um toque de uvas passas brancas caramelizadas!


Fonte: Reprodução /playbuzz

Gostou das dicas? Aproveite as baixas temperaturas e experimente as cervejas de inverno!


Por Lívia Duarte

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer