Faça uma carne “sous vide” em casa!

Fazer um bife a principio é uma tarefa simples, mas fazer um bom bife, suculento e macio já é algo bem diferente. Mestres churrasqueiros e cozinheiros profissionais, geralmente sabem todos os truques para alcançarem o ponto certo da carne. Mas, graças ao sous vide (método de cocção a vácuo), você pode atingir a essa mesma perfeição, sem truques e com menos esforço.

Para quem não é familiarizado com esse método de cocção, o sous vide, que em francês significa “sob vácuo”, refere-se ao método de cozinhar em embalagens seladas a vácuo, geralmente em temperaturas bem baixas, entre 40 a 70ºC, por períodos que variam de 2 a 72 horas.




Máquina tradicional de sous vide. O objetivo é manter a integridade do alimento, evitando a perda de umidade e sabor. Foto: Reprodução - Pinterest

O cozimento no sous vide permite que a carne mantenha seus sucos, concentrando o sabor e atingindo uma textura perfeita. Depois de cozido, você pode selar ela na grelha ou frigideira, para dar aquele acabamento e sabor caramelizado por fora.

Para preparar sua carne no “sous vide” em casa é muito simples, você precisa apenas de alguns equipamentos básicos. Uma panela grande, um termômetro digital e um embalagem ziplock ou semelhante.

Aqueça uma panela com água e embale sua carne

Encha uma panela grande com água, suficiente para que a carne fique submersa. Aqueça a água em fogo bem baixo até que atinga 60ºC. Coloque o pedaço de carne sem temperar na embalagem, mas não feche.




É importante que a temperatura não exceda 70ºC. Foto: reprodução - Yahoo Food

Cozinhe a carne na água

Transfira a embalagem para a panela, de modo que a carne fique completamente submersa, mantendo a abertura acima da água (dobre a abertura para fora da panela, não correndo o risco de entrar água na embalagem). O calor irá naturalmente empurrar o ar para fora a partir da embalagem.

Cozinhe por aproximadamente 45 minutos, verificando-se sempre de que a temperatura da água está entre 60ºC e 70ºC.

Tempere a carne

Depois que ela estiver cozida, transfira para uma tábua de corte ou um prato e tempere com sal e pimenta do reino.




Regue com um pouco de azeite se desejar. Foto: Reprodução - Yahoo Food

Sele a carne

Coloque o bife na frigideira e sele até que as bordas comecem a ficar douradas, isso leva cerca de dois minutos, vire e sele o outro lado. Adicione 1 colher de sopa de manteiga e 2 a 3 ramos de tomilho fresco na a panela e regue o bife com manteiga derretida.




Adicione 1 colher de sopa de manteiga e 2 a 3 ramos de tomilho fresco na a panela e regue o bife com manteiga derretida. Foto: Reprodução - Yahoo Food

Deixe a carne descansar antes de servir

Retire da panela e bife, tal como faria com qualquer outro bife, deixe descansar por 10 minutos antes de servir.




O descanso da carne após cozinha-la é essencial para que os sucos se concentrem e não se percam ao cortar a carne. Foto: Reprodução - Yahoo Food

Gostou dessa dica!? Tente fazer em casa e nos conte como ficou!

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer