Brunch e refeições descontraídas

Publicada em: 31/05/2016 17:06

Uma nova modalidade de refeição vem tornando-se tendência no Brasil nos últimos tempos. Algo entre o café da manhã e o almoço, o brunch é um tipo de refeição descontraída, leve e sofisticada, típica de grandes cidades, como Nova York, Londres e Paris. Este tipo de café da manhã farto e tardio é também uma confraternização de familiares e amigos, normalmente realizada aos finais de semana, quando se pode acordar um pouco mais tarde e caprichar na primeira refeição que combina os pratos do café da manhã com o almoço.


Fonte: Reprodução/photobucket

As delícias que compõe um brunch vão desde pratos e bebidas leves, como frutas, sucos e geleias, até pratos mais encorpados, como carnes defumadas, carpaccios, quichés, tortas e espumantes. Os pratos combinam perfeitamente com o horário em que é servido, algo entre as 10 da manhã e às 14 da tarde.


Fonte: Reprodução/pinterest

No Brasil, pratos regionais vem sendo incorporados ao clássico brunch estrangeiro. Alguns estabelecimentos e confraternizações que se reúnem para um brunch, incluem no menu quitutes brasileiros, como tapiocas recheadas, doces de compotas, bolos caseiros e frutas frescas tropicais.


Fonte: Reprodução/pinterest

O que não pode faltar em um tradicional brunch é uma grande mesa, no estilo buffet, com grandes variedades de um mesmo prato: diversos tipos de pães e torradas, geleias, diferentes tipos de quichés, variedades de frios e queijos e bebidas frescas como sucos, águas aromatizadas, vinho branco e espumante.

Outro tipo refeição que se assimila ao brunch, seja pela fartura de comida, confraternização de amigos e familiares ou pelo horário alternativo em que é servido são os chamados cafés coloniais. Típicos das cidades brasileiras com origem alemã, normalmente na região Sul, os cafés coloniais podem ser servidos pela tarde o no meio da manhã, sem horário definido.


Fonte: Reprodução/allevents

A mesa farta é composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, bolos, frios, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca e sobremesas típicas, carne de porco, rosca de polvilho, biscoitos, e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal.

Gostou? Reúna amigos e familiares e faça seu próprio brunch ou café colonial, uma refeição farta com uma grande variedade de pratos que vai agradar a todos!


Por Lívia Duarte

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: