Brownie no pote

4 avaliações

 

Casquinha crocante por fora e por dentro a textura bem macia. Quem não gosta de apreciar um pedaço de brownie saindo do forno? O bolo é uma receita de origem americana e se tornou um sucesso em diversos países, inclusive no Brasil.  


A criação da receita tem diversas versões. A mais conhecida delas é que uma dona de casa, durante a preparação de um bolo de chocolate, teria se distraído e não colocou o fermento em pó na massa que resultou em um bolo achatado. Para não admitir a falha, ela cortou o bolo em pedaços quadrados e serviu anunciando que tinha preparado alguns “brownies”.


De acordo com a enciclopédia Larousse Gastronimique a primeira receita de um doce nomeado “brownie” foi publicada em 1869 no The Boston Cooking-School Cook Book. Porém, a receita era um preparo de biscoito de melaço.


Embora existam diversas versões sobre como, quando e por quem o brownie foi criado, o fato é que a iguaria é uma das delícias mais pedidas nas docerias. E a receita que era feita basicamente de açúcar, cacau, manteiga, farinha e ovos foi sendo modificada com o tempo e ganhou novas adaptações.  Um exemplo é o “brownie no pote”.


A receita também é desenvolvida nos Estados Unidos, mas foi adaptada por Rachel Cuocolo, proprietária do “Officina do Brigadeiro” (officinadobrigadeiro.com.br).


“Achei uma ideia muito interessante e uma lembrança bem diferente”, diz ela. “O brownie é um doce que sempre foi bem aceito no Brasil, por isso resolvemos incorporá-lo aos nossos produtos, com uma roupagem diferenciada”, completa ela.


Ela, que sempre foi apaixonada por culinária, diz que gosta de inovar em suas receitas, por isso fundou o Officina do Brigadeiro para desenvolver produtos de qualidade. “Depois de um ano que fundei a loja é que comecei a trabalhar com os brownies personalizados, até então meu foco eram os brigadeiros de colher”, relembra.


A empresária explica que conseguiu desenvolver a nova versão do brownie após testar e combinar diversos produtos. “Como nós já trabalhamos com brownie há algum tempo, e o nosso é muito saboroso e bem aceito, tentei adaptar a receita exata para o brownie de pote”, relata ela.


Cada pote custa em torno de R$ 30,00 e encontra-se disponível em três sabores: pedaços de chocolate, nozes e confeitos de chocolate (M&Ms). “O pote recebe embalagem especial e fita para dar de presente a alguém. Temos algumas opções como tecido, caixa transparente e caixas MDF”, descreve Rachel. A guloseima americana ainda acompanha um cartão explicativo com o passo a passo do preparo da receita do brownie tradicional. Um potinho rende em torno de 15 porções.


Para Rachel, o segredo para fazer um brownie saboroso está na qualidade do chocolate utilizado. Além disso, ela destaca: “É importante respeitar o tempo em que o brownie fica no forno, pois ele deve ficar uma massa pesada e úmida”, finaliza.


Por Stefane Braga (MBPress)

 

Foto: Divulgação

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Brownie no Pote
Olá, gostaria da receita desse Browie, e o modo de fazer, para colocar na tag!

Obrigada

Malu Ferreira

Malu - em 14/11/2013

Este comentário foi relevante? 0

Quero fazer brownie para vender no trabalho, qual o tamanho ideal para cortar os pedaços e por quanto posso vender cada pedaço?

vania - em 29/01/2013

Este comentário foi relevante? 0

Tem receita de brownie, mas cade a receita de brownie NO POTE? Como assa, monta?

lhelita - em 15/06/2012

Este comentário foi relevante? 0

Verônica, a receita é juntar ao conteúdo do pote:

2 ovos inteiros.....dá pra ler na etiqueta junto ao pote. Então...precisa comprar o pote que traz os ingredientes para se fazer o brownie.

Nuves Fragoso - em 15/06/2012

Vídeos - Como Fazer