Redescobrindo os alimentos fermentados

3 avaliações

A produção e consumo de alimentos fermentados não é novidade. Nossos antepassados já desfrutavam a muito tempo, dos benefícios desses alimentos como o iogurte, chucrute, kefir entre outros. Os alimentos fermentados não servem apenas como uma forma de conservar os alimentos, mas também possuem um papel importante quando o assunto é saúde e bem estar.




Chucrute de Repolho Roxo

Nosso corpo é composto por milhares de microrganismos, alguns benéficos e outros nem tanto. A grande parte desses microrganismos benéficos vivem em nosso sistema digestivo, mais especificamente na flora intestinal. Segundo estudos, essas bactérias são responsáveis não só por auxiliar na digestão mas também por aumentarem nossa imunidade, bom humor, disposição e até ajudarem na perda de peso.

Com a recente onda de interesse por alimentos fermentados e seus benefícios, renomados chefs como David Chang do grupo Momofuku e Massimo Bottura da Osteria Franciscana ( eleito 2º melhor restaurante do mundo) estão explorando cada vez mais esses alimentos, e a partir deles, estão reinventando pratos tradicionais como a lasagna de kimchi do Massimo Bottura.

O kimchi é o primo oriental do chucrute, ele é feito tipicamente com couve chinesa ou acelga e diferentes especiarias como alho, pimenta, pimentão, gengibre entre outros, criando um sabor bastante característico e picante.




Kimchi

Um dos exemplos mais conhecidos de alimentos fermentados é o iogurte, e pode inclusive ser feito em casa. É importante ressaltar que os iogurtes industrializados geralmente são adoçados com açucares e adoçantes artificias, que acabam reduzindo o benefício probiótico desse alimento. O ideal são os iogurtes naturais.




Iogurte

Um tipo de bebida fermentada, alternativa aos refrigerantes é o kombucha, feita a partir do chá preto ou verde, com a adição de bactérias acido lácticas e açúcar. Durante a fermentação, as bactérias multiplicam-se e transformam o açúcar em ácido láctico, que dá à bebida um sabor característico.




Kombucha

Outra alternativa de bebida fermentada é o Kefir. Ele é uma ótima opção para ingerir probióticos diariamente, e pode ser comprado ou feito em casa. O kefir mais conhecido é o feito a partir do leite (já existindo kefir de leite de vaca ou de cabra), mas também existe kefir feito a partir de outros alimentos líquidos, como o leite de soja, a água ou leite de coco, ou mesmo kefir de água.




Kefir

O missô, mais consumido no Brasil em forma de sopa (missoshiro), é uma pasta fermentada feita de cevada , arroz ou soja. O missô agrega um sabor umami, bastante agradável aos pratos. É bastante concentrado e robusto, portanto, um pouquinho dele já é suficiente para realçar o sabor das preparações.




Sopa de Missô

O consumo de alimentos fermentados pode trazer inúmeros benefícios, como:

Nutrientes importantes - Alguns alimentos fermentados são excelentes fontes de nutrientes essenciais, tais como a vitamina K2, que ajudam a evitar o acúmulo de placa arterial e doenças cardíacas. Por exemplo, a coalhada de queijo é uma excelente fonte tanto de probióticos (microrganismos benéficos) quanto de vitamina K2. Alimentos fermentados também são produtores de muitas vitaminas do complexo B.

Otimizar o seu sistema imunológico - Estima-se que 80 % seu sistema imunológico é localizado no intestino. Os probióticos desempenham um papel crucial no desenvolvimento e funcionamento do sistema imunológico mucoso do trato digestivo, e ajuda na produção de anticorpos que agem contra agentes patogênicos prejudiciais a nossa saúde. Ou seja, um intestino saudável significa um sistema imunológico mais preparado para combater qualquer tipo de doença.

Variedade natural da microflora - Contanto que você varie os alimentos fermentados que você ingerir, isso vai garantir uma maior variedade de bactérias benéficas do que você poderia ter a partir de um suplementos.

E você, já consome algum tipo de alimento fermentado probiótico? Se sim, compartilhe com a gente suas receitas e experiências!

Fotos: Reprodução - Pinterest

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Receitas
Gostaria de voltar a receber as receitas que vcs enviam a pessoas cadastradas , são receitas muito fáceis de fazer e deliciosas para servir a família .

Roberto - em 26/07/2015

Este comentário foi relevante? 0

Adorei
Ha muitos anos atras, eu fazia o iogurte mas nunca soube das propriedades. Gostaria de saber as receitas.

Terry - em 23/07/2015

Este comentário foi relevante? 0

Muito interessante
Amei a matéria e achei muito interessante conhecer os alimentos fermentados e seus benefícios! Nota 10!!!

Luísa - em 17/07/2015

Vídeos - Como Fazer