Os benefícios da alimentação viva

Publicada em: 24/05/2016 16:07

Você já ouviu falar na alimentação viva ou crudivorismo? Trata-se de um estilo de vida que encara a alimentação, a vida e a natureza da forma como ela é, nua e crua! É uma alimentação que preza por alimentos crus como frutas, verduras, sementes, oleaginosas, óleos essenciais, frutas secas e sementes germinadas, dê preferência orgânicos. Nada de alimentos processados e refinados, também não é permitido nenhum tipo de carne (para os mais radicais), laticínios, pães ou massas

Os adeptos dessa filosofia de vida, acreditam que quando o alimento é submetido a altas temperaturas, ele acaba perdendo alguns nutrientes importantes e fitoquímicos, que são fundamentais para a saúde. A alimentação viva tem como fundamento regular o corpo, restabelecer as funções fisiológicas e equilibrar o terreno biológico, principalmente no que diz respeito à saúde do sistema imunológico e nervoso.

1. Vitaminas e Fitonutrientes

A alimentação viva ajuda a previnir doenças crônicas e melhora a função celular.



2. Rica em clorofila

Substância presente em todas as plantas, de coloração verde, tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea, melhorar a oxigenação celular e é riquíssima em magnésio, que atua no processo de equilíbrio da acidez no corpo.



3. Enzimas

Ter uma alimentação rica em enzimas vegetais faz o corpo funcionar melhor, proporciona aumento de energia e auxilia na digestão.




O abacaxi possui enzimas naturais que auxiliam a digestão!

4. Água

É capaz de hidratar muito mais o nosso sistema justamente por ser rica em frutas e vegetais. A água contida nos alimentos crus possui ligações químicas diferentes dos alimentos cozidos e portanto, tem melhor absorção celular.



5. Gorduras Boas

A alimentação viva traz ao corpo os melhores óleos da natureza necessários para o funcionamento celular, melhorando funções neurológicas, prevenindo doenças inflamatórias. Não usamos gorduras saturadas, somente óleos de coco, óleo de abacate, azeite de oliva, sementes de chia, linhaça, nozes e macadâmias. Todos esses óleos, com exceção do de coco, são sensíveis ao cozimento. Por esse motivo, sempre devem ser consumidos crus.



6. Equilíbrio Acido Básico

A alimentação viva tem como principio alcalinizar o organismo, gerando a condição ideal para o sangue e consequentemente para o funcionamento celular.



7. Frutas

Ricas em vitaminas, fitonutrientes, minerais e fibras, as frutas são responsáveis por auxiliar na prevenção de diversas doenças e a na manutenção da saúde.



A alimentação 100% viva é realmente um grande desafio e requer uma mudança de hábito extremamente radical para que não está acostumando. Porém, é importante levar em consideração as vantagens da ingestão de alimentos crus em nosso dia-a-dia. Os beneficios são reais e por menor que seja a mudança em seu hábito alimentar, isso pode ter um grande impacto em sua saúde!

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: