Agridoce: o sabor da Ásia!

Publicada em: 24/05/2016 12:37

Sabe aquela mistura entre o doce e o salgado? Aqui no Brasil, a gente tem essa combinação na típica feijoada com laranja ou na maionese com maçã. Tem também nas festas de fim de ano, é claro! Quem nunca passou a ceia de Ano Novo com um arroz com passas ou um tender com frutas?

Essa combinação é muito saborosa e alguns amam e outros torcem o nariz. Porém, se por aqui existem alguns exemplos, na culinária oriental o agridoce está muito presente! E claro, com a influência de restaurantes japoneses e chineses no Brasil crescendo, cresce também o espaço na nossa cozinha!

Por lá esse sabor está presente no dia a dia com uma infinidade de pratos salgados com frutas, mel ou especiarias. Eles prezam muito pela harmonia dos alimentos, e conseguem isso com ingredientes que ao mesmo tempo contrastam e se complementam.

Onde colocar o agridoce?

O sabor agridoce normalmente é um “amenizador” de pratos. Por conta dos ingredientes doces, é muito comum usar esse sabor para diminuir uma picância ou até mesmo o amargor de um prato. Porém, serve também para valorizar pratos mais neutros, como carnes brancas (peixes, frango) e alguns legumes também!

De onde vem a palavra agridoce?

Agridoce é a constituição de duas palavras e pode haver alguma confusão aqui: “acre” significa azedo ou amargo, então o sabor pode vir a partir de um ingrediente doce mais um azedo ou um amargo. Ambos estarão certos!

Agridoce na idade média

Não é porque estamos falando de culinário oriental que só se encontram lá os melhores pratos agridoces. Na Europa, principalmente na Idade Média (a partir do século 13), surgiram vários pratos agridoces. O ponto aqui é que nessa época os meios de adoçar como mel e açúcar se dividiam entre nobreza e camponeses, já que o açúcar era caríssimo e usado, muitas vezes, para decorar mais do que adoçar. Receitas como a pêra ao vinho, um clássico francês, surgiram nessa época. 

De qualquer maneira, a influência para tal costume veio dos países do norte da África, que por sua vez tem influência dos países árabes, que, mais uma vez, tem sua influência dividida nos países orientais. 

Como voltamos ao começo, seguem as receitas para conhecer bem o agridoce oriental! 

As melhores receitas agridoces para conhecer bem a culinária oriental

Teriyaki de salmão

Teriyaki de salmão

O Molho Teriyaki é tradicional da cozinha japonesa e leva shoyu, sakê e açúcar. Fica delicioso com qualquer tipo de carne! Nessa receita aqui complementa com perfeição o salmão, um peixe que vai bem com acompanhamentos salgados e doces também!

Veja a receita

Rolinho primavera

Rolinho primavera

Além de ser uma delícia, o sabor agridoce serve para "equilibrar" a comida gordurosa. Lá na China eles comem o famoso Rolinho Primavera com um caldo à base de vinagre, suco de laranja e shoyu. O Rolinho é frito, mas ele fica bem levinho e crocante e pode ser feito com vários recheios, todos combinando muito bem com o molho agridoce!

Veja a receita

Pad Thai

Quem está acostumado com o macarrão e a sopinha daqui iria estranhar (e, provavelmente adorar!) a comida da Tailândia. Doce, salgado, picante, amargo e refrescante, tudo ao mesmo tempo! As aparências enganam: até as comidas que parecem mais simples tem sabores surpreendentes. Os pratos normalmente levam frutos do mar, coco, gengibre, caldo de peixe e muuuuita pimenta!

Veja a receita

Frango Indiano

E não podemos nos esquecer, da comida indiana! As especiarias e o iogurte fazem com que ela tenha um paladar totalmente único e, como nesse frango, misturam os doces leite de coco e curry para fazer uma experiência agridoce única!

Veja a receita

 E você, colocaria esse novo sabor nas suas refeições?

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: