Categorias
Cardápios

11 alimentos que não devem ir à geladeira

Há milênios a humanidade já sabe que resfriar os alimentos é uma boa forma de preservá-los por mais tempo, mas nem tudo é preto no branco assim, pois você precisa levar em consideração como cada ingrediente se comporta em cada temperatura.

Por isso, confira quais alimentos não podem de forma alguma ficar na geladeira por perderem qualidade com o frio.

Boa leitura.

Nem tudo se congela

Quanto mais orgânicos os alimentos, menos eles sobrevivem ao frio, pelo menos não com o frescor e sabor que eles deveriam ter.

No mundo ideal, a maioria dos alimentos deveriam ser comprados para usar logo na sequência, e deixar para armazenar apenas os não perecíveis, mas sabemos que ninguém tem esse tempo de fazer a feira todo dia, por isso é bom saber onde conservar para garantir o máximo de frescor.

Lembrando que não é proibido guardar os alimentos dessa lista na geladeira, é mais uma questão de preservar suas estruturas e sabor para extrair o melhor dos ingredientes.

Vamos à lista de alimentos que não se dão bem com a geladeira.

Os inimigos do frio

Tomates

Tomates

Ao contrário do que imaginamos, a geladeira vai tornar seu lindo tomate vermelho e robusto em um fruto sem vida e sem gosto. Os tomates ganham mais tempo de vida quando guardados em temperatura ambiente, num local arejado e protegido do sol.

Lembrando que a melhor opção é consumir os tomates em no máximo uma semana da compra, e caso você corte o fruto, aí sim é melhor pôr na geladeira, envolto por plástico filme.

Cebolas e Alhos

Cebolas e Alhos

Tanto a cebola quanto o alho podem ficar muito prejudicados por conta da umidade da geladeira, no entanto, são alimentos que sobrevivem bem fora, em lugar arejado e fresco, de preferência escuro, como armário ou despensa.

Assim como o tomate, uma vez cortados ou processados, aí sim devem ir para geladeira.

Pães

Pães

Com os pães valem os dois casos: é lugar aberto e arejado, para ser consumido em no máximo dois dias, ou envolver em plástico filme e pôr no freezer, para então durar meses.

Mesmo fora da geladeira, é bom manter envolto em plástico filme, para que não endureça ou embolore.

Batatas

Batatas

Fonte de amido, esse tubérculo não se dá bem com a baixa temperatura, pois faz com que se convertam em açúcares e deixa sem sabor completamente. O ideal é colocar num saco de papel ou caixa de papelão, com boa circulação de ar e fresco para manter suas batatas bem sequinhas e crocantes.

Mel

Uma informação muito conhecida pela maioria das pessoas é de que o mel não vence nunca, por isso não tem necessidade de armazená-lo na geladeira. Na verdade, colocar o mel na geladeira faz com que ele endureça e fique impossível de usar.

Caso isso aconteça, basta colocar o vidro de mel em banho maria que ele volta à consistência natural.

Frutas Verdes

Frutas Verdes

Toda fruta que não estiver 100% madura deve permanecer fora da geladeira, em temperatura ambiente, pois dessa forma elas vão amadurecer naturalmente.

Lembrando que uma vez madura é importante consumir rapidamente para não passar do ponto.

Manjericão

Manjericão

Essa erva deliciosa, quanto mais fresca, mais saborosa e aromática, por isso de forma alguma deve ir a geladeira, senão ficam murchas e perdem seu sabor. A melhor forma é retirar ervas pela raiz e colocar em recipientes com água, como se fossem flores, que assim elas se mantêm frescas.

Molho de Pimenta

Molho de Pimenta

Esse tipo de condimento não precisa ir à geladeira, pois os conservantes do molho mantêm ele sempre pronto para uso.

É ideal pelo menos deixar em recipiente bem fechado.

Óleo

Óleo

Todo tipo de óleo vai endurecer na geladeira e virar quase que uma manteiga, por isso é melhor manter em lugar arejado e longe da luz para continuar com seu óleo na consistência ideal.

Café

Café

Tanto em pó, quanto grãos, o café deve ficar em pote fechado e longe da luz, por isso não há a menor necessidade de pôr na geladeira.

O único motivo de o café ir na geladeira é para tirar odores desagradáveis, pois o pó absorve as bactérias e tiram o cheiro ruim da geladeira.

Enfim, esses são os principais alimentos que não devem ser armazenados na geladeira, salvo casos em que você já cortou. Em todo caso, todo alimento precisa ser consumido o mais rápido possível, pois sempre é a melhor forma de aproveitar os sabores e nutrientes.